Document details

A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a form...

Author(s): Brandão, Isabel cv logo 1 ; Santos, Maria Alice cv logo 2

Date: 2009

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Educação pré-escolar; Qualidade da educação; Supervisão de professores


Description
A necessidade de contextos de qualidade para os estagiários da Licenciatura em Educação de Infância é uma das grandes preocupações da ESE de Paula Frassinetti, como instituição de formação. No exercício da nossa actividade supervisiva cabe-nos a responsabilidade de orientar os alunos em situação de iniciação à prática profissional e apoiar os educadores que connosco colaboram na promoção do seu crescimento pessoal e profissional. Deste modo, e sendo o educador um modelo para os estagiários, a sua formação é, sem dúvida, fundamental em todo este processo. A Escala do empenhamento do adulto, através dos seus indicadores, foi o instrumento escolhido para reflectirmos sobre as realidades educativas e contribuir para identificar o tipo de interacção entre adulto e criança, ajudando a desenvolver as práticas dos educadores que, por sua vez, influenciam o desempenho dos estagiários. Neste cenário a formação em contexto apresenta-se como um caminho para melhorar a acção supervisiva, cujos efeitos se reflectem na qualidade dos contextos educativos. p.79-105
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU