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A criança cigana e a escola

Autor(es): Lourenço, Ana Rute Gouveia cv logo 1 ; Oliveira, Anabela do Rosário Lopes de cv logo 2 ; Correia, Carla Edite M. R. L. dos Santos cv logo 3

Data: 2009

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Grupos étnicos - ciganos


Descrição
O presente trabalho insere-se na Pós-graduação de Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, na disciplina de Projecto de Investigação. É dirigido para as atitudes e comportamentos das crianças de etnia cigana da escola. Permitiu-nos perceber o actor e a acção assumem um peso fundamental em qualquer circunstância. Foi efectuado com crianças dos 8 aos 12 anos, de nível sociocultural baixo. A amostra foi construída por 28 crianças e 20 encarregados de educação. Os resultados revelam que as crianças ciganas, defendem que a escola não é só um sítio para aprender a ler e a escrever mas também para aprender muitas coisas novas. São discutidas as implicações destes resultados ao nível do contexto escolar. Concluímos então que as crianças não podem ser vistas como ser desprovidos de conhecimento e vivências, mas sim respeitando as suas experiencias de vida. E é no respeito pela sua individualidade, que a escola poderá ajudá-la. 58 f.
Tipo de Documento Relatório
Idioma Português
Editor(es) Gouveia, João
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