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As representações culturais das crianças e o papel do Educador Social

Autor(es): Cruz, Mário Rui cv logo 1 ; Alves, Elsa cv logo 2 ; Oliveira, Márcia cv logo 3 ; Bastos, Orlando cv logo 4

Data: 2008

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Desenho infantil; Educação intercultural


Descrição
Vivendo numa sociedade pluricultural, é pertinente analisar até que ponto existe aceitação na relação com o Outro. Desta forma, é importante reflectir acerca de conceitos como representações e estereótipos, pois estes são construções interpessoais, que se manifestam e transformam ao longo da interacção entre grupos socioculturais. Propomos, neste estudo, diversos tipos de técnicas de recolha de dados de representações, nomeadamente: os inquéritos, as entrevistas, a análise conversacional e a análise de desenhos. No entanto, vamos centrar a nossa atenção na abordagem tematizada de Vasseur (2001), analisando as representações culturais que as crianças do ATL de Santo Ildefonso têm no que respeita aos diversos povos, suas características e os locais onde estes habitam. Centramos também a nossa atenção no papel do educador social, sendo este aquele que deve inventariar de que forma as crianças representam o Outro, procurando sempre eliminar as representações discriminatórias e estereotipadas e cultivando as representações que favorecem o relacionamento e comunicação com o outro. p. 35-42
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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