Document details

Competências relacionais: que necessidades dos estudantes de enfermagem

Author(s): Lopes, Rosa Cristina Correia cv logo 1 ; Azeredo, Zaida de Aguiar cv logo 2

Date: 2014

Origin: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Subject(s): estudantes de enfermagem; Competências relacionais; educação baseada em competências; competência clínica;


Description
Introdução: As competências relacionais e a relação interpessoal são consideradas como o pilar do cuidado em enfermagem e reconhecidas como a competência diferenciadora de um cuidado de enfermagem de excelência. Objetivos: Pretende-se identificar as necessidades manifestadas pelos estudantes de enfermagem na área das competências relacionais. Metodologia: Desenvolveu-se um estudo qualitativo com características exploratório-descritivas, com amostra aleatória de 62 estudantes do 2º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem (escola da região centro de Portugal). Considerou-se como critério de seleção a inexistência de realização de Ensino Clínico. Recolha de dados através da Ficha de Avaliação de Necessidades Relacionais e realizada análise de conteúdo dos dados. Resultados: Os estudantes consideram competências essenciais para a qualidade do Cuidar em Enfermagem, competência profissional (maior valorização do saber fazer, muito à custa da sobrevalorização das técnicas e procedimentos, em detrimento da subcategoria saber, especialmente do conhecimento científico) e competência pessoal e social. Para ser um bom enfermeiro consideram essencial a competência comunicacional, autoestima e assertividade. Conclusões: Os resultados emergentes permitem concluir que, nesta fase da formação, os estudantes detêm um conceito de Cuidar em Enfermagem centrado na execução de tarefas e técnicas de enfermagem em vez de na cientificidade do saber em Enfermagem e, que globalmente estão cientes que um maior desenvolvimento pessoal, um melhor conhecimento de si será determinante para o bem-estar pessoal e social e ser um bom profissional. Palavras-chave: educação baseada em competências; competência clínica; estudantes de enfermagem. Referências bibliográficas: Lopes, R., Azeredo, Z., & Rodrigues, R. (2013). Interpersonal Communication Assessment Scale: psychometric study of the Portuguese version. Journal of Professional Nursing, 29(1), 59-64. Lopes, R., Azeredo, Z., & Rodrigues, R. (2012). Competências relacionais: necessidades sentidas pelos estudantes de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 20(6), 1081-1090. Lopes, R., Azeredo, Z., & Rodrigues, R. (2011). Desenvolvimento de competências pessoais e sociais em estudantes de enfermagem como promotor do êxito em Ensino Clínico. Internacional Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(3), 245-254. Lopes, R., Azeredo, Z., & Rodrigues, R. (2013). Competências relacionais dos estudantes de enfermagem: Follow-up de programa de intervenção. Revista de Enfermagem Referência, 3(9), 27-36.
Document Type Other
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU