Author(s):
Lopes, Rosa Cristina Correia
; Azeredo, Zaida de Aguiar
; Rodrigues, Rogério Manuel Clemente
Date: 2014
Origin: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Subject(s): competências pessoais e sociais; competências relacionais; comunicação interpessoal; estudantes de enfermagem;
Description
Introdução: Pesquisa nos domínios das competências relacionais em enfermagem; habilidades pessoais e sociais; e implementação de programas de intervenção originaram a conceção, aplicação e avaliação do programa de intervenção Cuidar-se para Saber Cuidar, constituído por 10 sessões temáticas, com metodologia baseada em dinâmicas ativas (individuais e grupais).
Objetivos: Estudo teve como objetivo avaliar a efetividade do programa de intervenção desenvolvido.
Metodologia: Estudo quasi-experimental, com amostra aleatória de 104 estudantes 2º ano do curso de licenciatura em Enfermagem (Controlo-42; Experimental-62), em follow-up, 6 meses após realização do programa de intervenção (final do primeiro Ensino Clínico em Enfermagem).
Utilizados instrumentos de recolha de dados quantitativos de autoavaliação (Escala Alexitimia Toronto, Escala Assertividade Rathus, Inventário Clínico Autoconceito, Inventário Competências Relacionais Ajuda) e heteroavaliação (Escala Avaliação
Comunicação Interpessoal).
Resultados: Os resultados evidenciam o impacto positivo do programa de intervenção em autoconceito, assertividade, alexitimia, competências relacionais de ajuda (competências genéricas, competências de comunicação e competência empática) e comunicação interpessoal (advocacia e uso terapêutico de si próprio).
Conclusões: Conclui-se que o programa concebido é uma intervenção adequada para o desenvolvimento do autoconceito, da assertividade e da alexitimia, com implicações nas relações interpessoais, empatia, capacidade de autonomia e decisão, eficácia da resolução de problemas, determinantes para o adequado desenvolvimento das competências relacionais de ajuda e da competência de comunicação interpessoal em enfermagem.
Palavras-chave: educação baseada em competências; competência clínica; estudantes de enfermagem.
Referências bibliográficas: Lopes, R., Azeredo, Z., & Rodrigues, R. (2013). Interpersonal Communication Assessment Scale: psychometric study of the Portuguese version. Journal of Professional Nursing, 29(1): 59-64.
Lopes, R., Azeredo, Z., & Rodrigues, R. (2012). Competências relacionais: necessidades sentidas pelos estudantes de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 20(6), 1081-1090.
Lopes, R., Azeredo, Z., & Rodrigues, R. (2011). Desenvolvimento de competências pessoais e sociais em estudantes de enfermagem como promotor do êxito em Ensino Clínico. Internacional Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(3), 245-254.
Lopes, R., Azeredo, Z., & Rodrigues, R. (2013). Competências relacionais dos estudantes de enfermagem: Follow-up de programa de intervenção. Revista de Enfermagem Referência. 3(9), 27-36.