Author(s):
Lopes, Rosa Cristina Correia
Date: 2014
Origin: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Subject(s): comunicação interpessoal; competências relacionais; competências pessoais e sociais; estudantes enfermagem;
Description
Introdução: Pesquisa nos domínios das competências relacionais em enfermagem; habilidades pessoais e sociais; e
implementação de programas de intervenção originaram a conceção, aplicação e avaliação do programa de intervenção
Cuidar-se para Saber Cuidar, constituído por 10 sessões temáticas, com metodologia baseada em dinâmicas ativas
(individuais e grupais).
Objetivos: Estudo teve como objetivo avaliar a efetividade do programa de intervenção desenvolvido.
Metodologia: Estudo quasi-experimental, com amostra aleatória de 104 estudantes 2º ano do curso de licenciatura em
Enfermagem (Controlo-42; Experimental-62), em follow-up, 6 meses após realização do programa de intervenção (final do
primeiro Ensino Clínico em Enfermagem).
Utilizados instrumentos de recolha de dados quantitativos de autoavaliação (Escala Alexitimia Toronto, Escala Assertividade
Rathus, Inventário Clínico Autoconceito, Inventário Competências Relacionais Ajuda) e heteroavaliação (Escala Avaliação
Comunicação Interpessoal).
Resultados: Os resultados evidenciam o impacto positivo do programa de intervenção em autoconceito, assertividade,
alexitimia, competências relacionais de ajuda (competências genéricas, competências de comunicação e competência
empática) e comunicação interpessoal (advocacia e uso terapêutico de si próprio).
Conclusões: Conclui-se que o programa concebido é uma intervenção adequada para o desenvolvimento do autoconceito,
da assertividade e da alexitimia, com implicações nas relações interpessoais, empatia, capacidade de autonomia e decisão,
eficácia da resolução de problemas, determinantes para o adequado desenvolvimento das competências relacionais de ajuda
e da competência de comunicação interpessoal em enfermagem.
Palavras-chave: educação baseada em competências; competência clínica; estudantes de enfermagem.
Referências bibliográficas: Lopes, R., Azeredo, Z., & Rodrigues, R. (2013). Interpersonal Communication Assessment
Scale: psychometric study of the Portuguese version. Journal of Professional Nursing, 29(1): 59-64.
Lopes, R., Azeredo, Z., & Rodrigues, R. (2012). Competências relacionais: necessidades sentidas pelos estudantes de
enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 20(6), 1081-1090.
Lopes, R., Azeredo, Z., & Rodrigues, R. (2011). Desenvolvimento de competências pessoais e sociais em estudantes de
enfermagem como promotor do êxito em Ensino Clínico. Internacional Journal of Developmental and Educational
Psychology, 1(3), 245-254.
Lopes, R., Azeredo, Z., & Rodrigues, R. (2013). Competências relacionais dos estudantes de enfermagem: Follow-up de
programa de intervenção. Revista de Enfermagem Referência. 3(9), 27-36.