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Adaptação cultural e validação da reprodutibilidade da versão portuguesa da esc...

Autor(es): Batalha, Luís Manuel da Cunha cv logo 1 ; Borges, João Daniel Carvalho cv logo 2

Data: 2013

Origem: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Assunto(s): dor; criança; avaliação; escala;


Descrição
INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES: • UICISA-E, ESEnfC • Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra - Hospital Pediátrico - Unidade de Cuidados Intensivos JUSTIFICAÇÃO: O estudo justifica-se pela ausência de escalas validadas culturalmente para a língua Portuguesa e com avaliação das suas propriedades psicométricas, para avaliarem a intensidade da dor em crianças com idade compreendida entre um mês e os 18 anos, com incapacidade de auto-relato, internados em Cuidados Intensivos e submetidos a ventilação mecânica. OBJETIVOS: • Adaptar cultural e linguisticamente a escala COMFORT B • Avaliar o grau de reprodutibilidade da escala COMFORT B • Avaliar a utilidade clínica da escala COMFORT B TIPO DE ESTUDO: Estudo metodológico TAREFAS / INTERVENÇÃO / CONTROLO. • Tradução e retroversão da escala por duas tradutoras (português nativo) de forma independente e debatida por um painel • Colheita de dados por três enfermeiros que trabalhem na UCI - Hospital Pediátrico, de forma simultânea e independente a crianças. • Tratamento estatístico dos dados • Redação de relatório de investigação e artigo. POPULAÇÃO: Crianças submetidos a ventilação mecânica, com idade compreendida entre os 0 e os 18 anos e internados em Unidades de Cuidados Intensivos. Critérios de Inclusão/Exclusão: As crianças não terão restrição de idade, sendo que, para fazerem parte da amostra têm que se encontrar em ventilação mecânica, com monitorização dos parâmetros vitais. Serão excluídos pacientes que tinham comprometimento neurológico (lesões cerebrais, encefalopatia isquémica, e status epilético), atraso mental profundo, politraumatizados com menos de 72 horas, tónus muscular alterado ou contracturas ou quadros patológicos como Síndrome de Down (existem estudos que não demonstram a validade da escala em crianças co este síndroma) DURAÇÃO DO PROJETO: Inicio: 2013; Terminus: 2015
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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