Document details

"A relevância da gestão emocional na comunicação com o doente no primeiro ensin...

Author(s): Camarneiro, Ana Paula Forte cv logo 1 ; Queirós, Paulo Joaquim Pina cv logo 2 ; Pinto, José Manuel de Matos cv logo 3

Date: 2014

Origin: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Subject(s): supervisão clínica; experiência relacional; ensino clínico; gestão de emoções;


Description
O primeiro ensino clínico (EC) da Licenciatura em Enfermagem é um estágio hospitalar de Fundamentos de Enfermagem realizado no segundo ano. Neste, a relação com o doente caracteriza-se pela riqueza de oportunidades de aprendizagem e pelas dificuldades emocionais vividas (Camarneiro, Pinto, & Queirós, 2013). Professores envolvidos na orientação preocupam-se com esta dimensão, no contexto. Seminários da componente relacional promovem reflexão de vivências pessoais e relacionais e ajudam a melhor compreensão de si e do outro, fora do contexto. Objetivos - Conceptualizar a supervisão clínica em Enfermagem - Refletir sobre a componente relacional nas práticas de orientação em EC; - Decifrar as emoções, implícitas e explícitas, no cuidar o doente; - Conhecer as dificuldades dos estudantes na vivência do luto por perda de doentes. Metodologia Começamos por apresentar as conceções teóricas de supervisão clínica e orientação à luz dos paradigmas mais atuais aplicados em enfermagem. ...
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU