Autor(es):
Loureiro, Cândida Rosalinda Exposto da Costa
; Santos, Margarida Reis
; Ferreira, Maria Manuela Frederico
Data: 2014
Origem: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Assunto(s): Adolescentes; saúde mental;
Descrição
Introdução: A literatura tem evidenciado os programas de treino como uma importante estratégia para o desenvolvimento das competências sociais. Destinam-se a proporcionar um conjunto de experiências que, não tendo ocorrido naturalmente ao longo da vida, se torna necessário ensinar ou desenvolver. Apesar da educação para a saúde ser uma atividade francamente desenvolvida pelos enfermeiros, existem ainda poucos estudos que documentem a conceção/implementação de programas de treino de competências sociais como intervenção realizada por enfermeiros.
Objetivos: Criar um programa de TCS para adolescentes, com o objetivo de modificar e/ou melhorar as competências sociais assertividade, autocontrolo, cooperação e empatia, dando resposta a dificuldades previamente identificadas.
Metodologia:
. Para desenhar o programa seguimos as orientações teóricas de autores de referência (Caballo, 2008; Jardim & Pereira, 2006) e ainda:
- Seis modelos teóricos numa abordagem eclética (ex: Assertividade de Wolpe & Lazarus, 1966; Social de Beauchamp & Anderson, 2010).
- O sistema de classificação das quatro competências sociais de Gresham e Elliot (1990).
- Três teorias de enfermagem, a das Relações Interpessoais de Peplau (1990), a do Cuidar de Jean Watson (2002) e a das Transições de Meleis (2010).
. Destinatários - Adolescentes, em grupo até 15 participantes, sem perturbações graves do desenvolvimento, em contexto escolar.
. Défices de competências sociais - relacionados com falta de conhecimento, incapacidade na gestão emocional, baixa autoestima e o medo da avaliação negativa pelos outros, concretamente, nas habilidades sociais 'responder apropriadamente a provocações', 'manifestar opinião', dizer não', lidar com as críticas' e 'falar em público'.
. Objetivos - Melhorar as competências sociais através do aumento do repertório de habilidades sociais (aquisição de conhecimentos e treino de novos comportamentos) e manter e generalizar os comportamentos aprendidos a outros contextos de interação.
. Metodologia - Ativa, em que se coloca a ênfase na pessoa enquanto agente ativo da sua aprendizagem. Observação, reflexão e treino. Abordagem cognitivo-comportamental.
. Conteúdos - Encontram-se distribuídos pelas quatro competências mas salientamos os relacionados com a assertividade e o autocontrolo, uma vez que, as maiores dificuldades se situaram ao nível destas duas competências.
. Sessões - Cada com duração de 55 minutos, frequência semanal, num total de doze sessões.
. Atividades - Jogos quebra-gelo, dinâmicas de grupo, desafios...
. Formador - Caraterísticas como capacidade de ser criativo, resiliente, empático e generoso, ser capaz de gerir conflitos e resolver problemas em suma, ser assertivo.
. Avaliação - Realizada antes, durante e depois da implementação do programa e num período de acompanhamento pós-programa onde são utilizados vários tipos instrumentos/procedimentos - escalas, questionários, entrevistas, ...
Resultados: O programa 'Melhorar competências com os outros'.
Conclusões: Podemos afirmar que estes programas têm elementos-chave para a sua elaboração e as competências pessoais/profissionais dos enfermeiros englobam as características relativas ao formador particularmente, os enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Mental. Concluímos que este programa contribui para o aprofundamento teórico dos modelos cognitivo-comportamentais no âmbito da intervenção de enfermagem com adolescentes, baseado numa abordagem humanista e permite a aplicação do conhecimento na ação.
Referências Bibliográficas
- Beauchamp, M. H. & Anderson, V. (2010). SOCIAL: an integrative framework for the development of social skills. Psychological Bulletin,136(1), 39-64.
- Caballo, V. E. (2008b). Manual de avaliação e treinamento das Habilidades sociais. (2ª reimpressão). São Paulo: Editora Santos.
- Gresham, F. M. & Elliott, S. N. (1990). Social skills rating system: Manual. Circle Pines, MN: American Guidance Service.
- Jardim, J. & Pereira, A. (2006). Competências pessoais e sociais - guia prático para a mudança positiva. Porto: Edições ASA.
- Meleis, A. I. (2010). Transitions theory, middle-range and situation-specific theories in nursing research and practice. New York: Springer Publishing Company.
- Peplau, H. E. (1990). Relaciones interpersonales en enfermeria: un marco de referencia conceptual para la enfermeria psicodinâmica. Barcelona: Salvat Editores.
- Watson, J. (2002). Enfermagem pós-moderna e futura: um novo paradigma da enfermagem. (1ª ed.). (J. M. M. Enes Trad.). Loures: Lusociência.
- Wolpe, J. & Lazarus, A. A. (1966). Behavior therapy tecniques. New York: Pergamon Press.