Autor(es):
Almeida, Maria de Lurdes Ferreira de
; Apóstolo, João Luis Alves
; Cavaleiro, Alberto José Barata Gonçalves
; Cordeiro, Maria Paula Assis de Almeida
; Duarte, Susana Filomena Cardoso
Data: 2014
Origem: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Assunto(s): simulação; idoso; alterações sensoriais; alterações motoras;
Descrição
A simulação como estratégia formativa tem a finalidade de desenvolver competências pessoais e profissionais relevantes para o perfil do futuro enfermeiro. Pretende-se colocar o estudante em cenário próximo ao que vai encontrar na sua actividade profissional, preparando-o para os desafios do cuidar de pessoas idosas.
As práticas laboratoriais em Enfermagem, pelas oportunidades e treino que proporcionam em situação simulada, assumem grande importância na preparação dos futuros enfermeiros. Com o objectivo de antecipar alguns efeitos do envelhecimento e sua influência no desenvolvimento de competências sensoriais e motoras dos idosos realizámos práticas simuladas, com recurso ao equipamento Simulador de Idoso. Utilizaram o simulador os estudantes inscritos na unidade curricular Enfermagem de Saúde do Idoso e Geriátrica/Curso de Licenciatura em Enfermagem. Cada grupo de estudantes relatou as dificuldades sentidas a que se seguiu a análise e categorização dos achados.
Os estudantes, a nível da audição identificaram dificuldade na localização e identificação de sons agudos; na visão destacaram a diminuição do campo visual e alterações na percepção das cores e relataram alterações do tacto Na componente motora evidenciaram dificuldades na mobilidade (lentificação de movimentos, dificuldades em sentar/ levantar) e motricidade fina.
As dificuldades relatadas pelos estudantes corroboram a opinião de Eliopoulos (2011) e Vicente (2012) de que a senescência toca essencialmente três modalidades: a audição a visão e a motricidade. A lentidão dos movimentos é o reflexo desse declínio, que é, simultaneamente sensorial, preceptivo e de integração.
Na opinião dos estudantes a prática simulada permitiu uma melhor compreensão das alterações do envelhecimento, a sua repercussão nas actividades diárias, e a reflexão acerca de práticas promotoras do bem-estar da pessoa idosa.