Autor(es):
Pinto, José Manuel de Matos
; Paiva, Diana dos Santos
; Silva, Sara Alexandra da
; Abrunheiro, Sérgio Filipe Silva
; Pais, Virgínia Adelaide Gonçalves
Data: 2012
Origem: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Assunto(s): Exibicionismo; perda; inversão de papel; isolamento; hipomaníaco;
Descrição
A mente humana esconde meandros nem sempre passíveis de serem compreendidos na sua totalidade, resultado da sua complexidade e individualidade. Quando determinado estímulo altera o equilíbrio psíquico, há uma tentativa de readaptação/defesa a essa agressão, podendo estabelecer-se uma dinâmica disfuncional. Deste modo, optámos por realizar um estudo de caso a um idoso internado no serviço de Neurologia, com sequelas de AVC, que verbalizava sentimentos de rejeição, abandono, inutilidade e, essencialmente, vazio. Os resultados revelam que o doente construiu uma narrativa de grandeza como defesa contra a falta de sentidos para o que lhe estava a acontecer.
Objetivos: Conhecer a narrativa histórica pessoal do doente; categorizar os aspetos essenciais da sua história e analisar os dados recolhidos.
Metodologia: Elaborámos um estudo de caso, colhendo os dados através da observação direta, com recurso a uma entrevista semiestruturada. Posteriormente, categorizámos os aspetos relevantes da mesma, e contextualizámos os dados com bases teóricas pesquisadas no arquivo da biblioteca da ESEnfC.