Document details

PRÁTICA DE CATETERIZAÇÃO VENOSA PERIFÉRICA POR ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: AVALIA...

Author(s): Correia, Ana Rita Roxo Martins Caril cv logo 1

Date: 2013

Origin: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Subject(s): Palavras Chave: Práticas simuladas; Cateterização Venosa Periférica; Ensino Clínico.;


Description
O procedimento cateterização venosa periférica é executado quotidianamente pelo enfermeiro e exige conhecimentos técnico-científicos. A simulação é um meio importante para o ensino de Enfermagem trazendo ganhos para os estudantes, no sentido do desenvolvimento das suas competências. Os estudantes devem ter oportunidade de treino em laboratório de enfermagem para, posteriormente, prestarem cuidados de qualidade em contexto real, acreditando-se que esta última consolida os conhecimentos e competências. Foi realizado um estudo exploratório/descritivo, transversal e comparativo de abordagem quantitativa, com o objetivo de descrever e compreender o desempenho dos estudantes de enfermagem relativo ao procedimento cateterização venosa periférica, em laboratório, após experienciarem práticas simuladas e práticas reais. Os participantes foram observados e filmados na sua performance após as práticas laboratoriais (19 estudantes) e após a frequência de Ensino Clínico I (14 estudantes). Foi preenchida uma grelha de observação e um questionário sócio-pedagógico. Os resultados revelaram que os estudantes, após o treino simulado, sentem-se seguros para a execução do mesmo em práticas reais (36,84%); em ambas as observações a parte do procedimento em que têm mais dificuldade é a execução técnica (68,42% após as práticas laboratoriais e 78,57% após a frequência do ECI); o ensino clínico foi o principal contributo para a melhor execução do procedimento seguido da prática simulada sendo pequena a diferença. A maioria dos estudantes (57,14%) melhoraram a sua performance após o ensino clínico, relativamente à primeira observação que ocorreu após a frequência das práticas laboratoriais. Considera-se que estes resultados têm potencial de utilidade no planeamento das práticas pedagógicas em contexto simulado (práticas laboratoriais), bem como na orientação de estudantes em ensino clínico, para que o ensino a estudantes de enfermagem promova profissionais competentes.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Graveto, João Manuel Garcia Nascimento
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU