Description
Introdução: A violência nas relações de intimidade, concretamente no namoro, tem assumido um papel considerável em Portugal. Os estudos de Paiva e Figueiredo, 2004; Machado, Matos e Moreira, 2003 evidenciam a relevância deste fenómeno entre os jovens. Tendo em vista prevenir este fenómeno, o Projeto (O)Usar e Ser Laço Branco, criado em 2007 na ESEnfC, pretende ser uma experiencia inovadora na área da prevenção primária, visando sensibilizar e educar jovens, para prevenirem e combaterem a violência, especialmente nas relações de namoro.
Objetivos: Caracterizar as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto (O)Usar & Ser Laço Branco (OSLB), realçando a inovação das suas estratégias de intervenção (formação, educação pelos pares, teatro fórum); explorar alguns desafios à intervenção neste contexto e apresentar indicadores da sua actividade. Pretende-se também, contribuir para a divulgação de resultados referentes a projectos na área da prevenção, direccionados para a promoção de relações saudáveis e prevenção da violência no namoro.
Metodología: O projeto OSLB inclui as componentes da formação, intervenção (focalizada na formação e sensibilização de jovens) e investigação. Está sustentado nas metodologias de Paulo Freire, desenvolvendo a consciência crítica e o empowerment. Utiliza metodologias como a participação ativa, a educação por pares e o teatro fórum no desenho das suas intervenções e tem como colaboradores voluntários (estudantes, docentes, não docentes e enfermeiros).Toda a formação e intervenção são acompanhadas de investigação, com metodologia quantitativa e qualitativa, recorrendo-se a questionários, escalas e entrevistas.
Resultados: A formação geral (60h) e a formação em teatro fórum (30h) envolveram pares educadores e docentes, num total de 201 colaboradores na formação geral e 50 na formação de teatro. Os settings da intervenção contemplaram as escolas secundárias e profissionais, universidades, festivais da juventude e câmaras municipais. Até Junho de 2011, foram sensibilizados 20069 jovens do ensino secundário, ensino superior e de outras instituições. A investigação realizada tem- se centrado sobre o fenómeno da violência nas relações de intimidade em jovens, concretamente no namoro, nas intervenções e estratégias utilizadas. Foram efectuadas, até 2010, 24 comunicações e 15 publicações. Os resultados de um dos estudos, evidenciam um aumento de conhecimentos dos jovens, com uma média de respostas corretas antes da sensibilização de 29,4 e após de 42,5. As estratégias de sensibilização (teatro fórum) são importantes para: a sensibilização sobre o fenómeno em 83,1%; estar alerta sobre situações de violência no namoro em 93,7% e; conhecer estratégias para evitar a violência (93,4%).
Conclusões: Através do Projeto (OSLB) implementa-se um modelo integrado na prevenção da violência, com efeito multiplicador entre pares, sustentado na formação, intervenção e investigação. As estratégias utilizadas são referenciadas como inovadoras, e promotoras de maior sensibilização sobre a problemática da violência no namoro, evidenciando-se uma evolução favorável nos conhecimentos, concretamente: na sua identificação, consciencialização para o impacto na saúde, promoção de relações saudáveis e ajuda na "quebra do silêncio.
Acredita-se que o investimento nos jovens é um dos mais importantes recursos para o desenvolvimento, salientando-se a importância deste projeto na prevenção da violência nas relações de intimidade, concretamente no namoro.