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Satisfação dos imigrantes chineses com os cuidados de saúde primários portugueses.

Author(s): Loureiro, Helena Maria Almeida Macedo cv logo 1 ; Carvalho, Maria Antonieta Ribas da Costa e Silva de cv logo 2 ; Ferreira, Pedro Augusto de Melo Lopes cv logo 3

Date: 2013

Origin: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Subject(s): Cuidados de Saúde Primários; satisfação; Imigrantes;


Description
INTRODUÇÃO: A qualidade dos CSP só poderá ser plenamente atingida com o aumento da satisfação dos usuários, sendo esta expressa pelo nível de satisfação que demonstram, independentemente das suas caraterísticas. O objetivo geral deste estudo foi determinar a satisfação dos imigrantes chineses, residentes em Portugal, com respeito à utilização dos CSP. METODOLOGIA: Estudo descritivo correlacional e de corte transversal, com uma abordagem quantitativa, realizado numa amostra, consecutiva, de 35 utentes chineses inscritos na UCSP Fernão Magalhães (Coimbra). A satisfação com os cuidados de enfermagem foi determinada com o SUCECS26 (Ribeiro, 2003) e com o médico e centro de saúde avaliada pelo Europep-v2 (Ferreira et al., 2001), tendo ambos os instrumentos sido submetidos a um processo de tradução para a língua mandarim. RESULTADOS/DISCUSSÃO: A maioria (74,3%) dos imigrantes encontrava-se satisfeita com os cuidados de enfermagem, revelando-se mais satisfeitos com "Qualidade na assistência" e menos com as dimensões "Promoção do elo de ligação" e "Formalização da informação". Também se verificou que a grande maioria (71,4%) dos inquiridos se encontrava globalmente satisfeita com o médico de família e seu centro de saúde, tendo esse nível sido mais elevado na dimensão "Relação e comunicação" e menos na dimensão "Organização dos serviços". CONCLUSÃO: Os resultados salientaram a importância da comunicação/informação e do relacionamento interpessoal, na acessibilidade aos cuidados de saúde primários (organização dos serviços) e da competência técnica e relacional dos enfermeiros, na satisfação com os cuidados recebidos; devendo estas ser objeto de reflexão, de forma a identificar estratégias de melhoria continua na prestação de cuidados a estes utentes.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
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