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"Crenças dos estudantes do ensino secundário acerca da violência nas relações d...

Autor(es): Ventura, Maria Clara Amado Apóstolo cv logo 1

Data: 2012

Origem: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Assunto(s): crenças; violencia na intimidade;


Descrição
A violência é um fenómeno de grande complexidade, em que a noção de comportamentos aceitáveis e não aceitáveis, é influenciada pela cultura e sofre alterações á medida que os valores e as normas sociais evoluem. O conceito de violência doméstica abrange todos os atos de violência física, psicológica e sexual, cometidos por pessoas com quem a vitima mantenha ou tenha mantido uma relação. O fenómeno assenta muitas vezes em conceções estereotipadas, de âmbito social e cultural (IV PNCVD 2010). Objetivos: identificar crenças legitimadores de violência nas relações de intimidade. Avaliar as diferenças nas crenças legitimadoras da violência nas relações de intimidade de acordo com o sexo. Metodologia: trata-se de um estudo quantitativo descritivo. Foi aplicada a Escala de Crenças sobre Violência Conjugal (Machado, Matos e Gonçalves, 2006) a uma amostra de 688 estudantes de duas escolas secundárias, com média de idades de 17,44 anos, 61,30% do sexo masculino e 38,70% do sexo feminino. Esta Escala permite avaliar as crenças em relação à violência física e psicológica exercida no contexto de relações do tipo conjugal. É composta por 25 itens apresentados com uma escala de 1 a 5, representando os valores mais elevados uma maior legitimação da violência. Resultados: A percentagem das respostas dos estudantes relativamente a discordância/concordância, na Escala de Crenças sobre Violência Conjugal (ECVC), situaram-se 40,40% no "discordo totalmente" (1), e apenas 11,8% das respostas no " concordo" e concordo totalmente (4;5). Os valores da média do somatório da ECVC foram de 51,19, com desvio padrão de 15,06, apresentando o valor mínimo de 25 e máximo de 106. Pela aplicação do teste t de diferença de médias para amostras independentes, verificámos que existem diferenças estatisticamente significativas de acordo com o sexo (p= 0,000), tanto no ECVC global como em cada um dos fatores, com valores superiores de legitimação de violência nos inquiridos do sexo masculino. Conclusões: No geral os estudantes inquiridos são discordantes com as crenças legitimadoras da violência. Os estudantes do sexo masculino apresentam respostas mais concordantes com a legitimação da violência tanto no ECVC Global como em cada um dos fatores de legitimação. Estes resultados, com maior aprovação de atitudes violentas pelos rapazes, poderão ser influenciados por fatores socioculturais, nomeadamente conceções mais tradicionais de socialização do género masculino que poderão influenciar as suas perceções acerca da violência nas relações de intimidade, legitimando condutas de controlo e agressividade no contexto intimo. Palavras-chave: crenças; violência conjugal; estudantes IV PNCVD (2010.) Diário da República, 1.ª série — N.º 243 — 17 de Dezembro Presidência do Conselho de Ministros. Machado, C.; Matos, M. e Gonçalves, M. M. (2006). Manual da escala de crenças sobre Violência conjugal (E.C.V.C.) e do inventário de violência conjugal (I.V.C.). Escalas de avaliação e manual. Departamento de psicologia da Universidade do Minho. Braga: Psiquilíbrios.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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