Detalhes do Documento

"Características do "bom professor" na perspetiva dos estudantes".

Autor(es): Ventura, Maria Clara Amado Apóstolo cv logo 1 ; Ferreira, Maria Manuela Frederico cv logo 2 ; Loureiro, Cândida Rosalinda Exposto da Costa cv logo 3

Data: 2012

Origem: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Assunto(s): professor; ensino; aprendizagem; competências.;


Descrição
No imaginário da comunidade académica, imersa no processo formativo, supõe-se que sejam diversificadas as concepções do "bom professor " tendo em conta os diferentes níveis de escolaridade e 'modelos' de professor que para elas contribuíram no percurso dos estudantes. Num processo de ensino/aprendizagem centrado no estudante e numa perspectiva de melhoria contínua e de crescer com qualidade e relevância, o Conselho para a Qualidade e Avaliação, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, entendeu pertinente conhecer a opinião dos estudantes dos Cursos de Licenciatura e Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem sobre o perfil do 'Bom Professor'. Neste contexto, desenvolveu um estudo, de natureza qualitativa, tendo como objectivo identificar a opinião dos estudantes acerca das características de um 'Bom Professor'. Foi utilizado um questionário auto-preenchido com uma questão aberta "o que considera ser um Bom Professor" e a identificação do curso. A amostra é constituída por 174 e 52 estudantes dos Cursos de Licenciatura e Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem. As respostas foram objecto de análise de conteúdo, recorrendo-se à identificação de unidades de análise e ideias chave nos discursos. Como estratégia para sistematizar a análise dos testemunhos baseamo-nos em Candau (1983) citada por Rangel (2001), Feitoza, Cornelsen e Valente (2007), e Cunha (2008). Das características consideradas pelos estudantes sobressaem as competências pedagógicas e científicas, sendo um "Bom Professor" o que tem actualidade científica conjugada com habilidade pedagógica e responsabilidade profissional, num compromisso com os estudantes para o sucesso do processo de aprendizagem. Vislumbram-se ainda elementos conceptuais tradicionais - o "bom professor" é aquele que detém o saber de forma indiscutível, começando a emergir outros mais contemporâneos - um professor construtor do conhecimento, em interacção permanente com a realidade construída que lhe serve de referência. Os estudantes apontaram indicadores consensuais a respeito do que esperam da prática docente, contudo, há que reconhecer a complexidade de traduzir o "Bom Professor" num conceito acabado.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia