Autor(es):
Ventura, Maria Clara Amado Apóstolo
; Ferreira, Maria Manuela Frederico
; Loureiro, Cândida Rosalinda Exposto da Costa
Data: 2012
Origem: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Assunto(s): professor; ensino; aprendizagem; competências.;
Descrição
No imaginário da comunidade académica, imersa no processo formativo, supõe-se que sejam diversificadas as concepções do "bom professor " tendo em conta os diferentes níveis de escolaridade e 'modelos' de professor que para elas contribuíram no percurso dos estudantes.
Num processo de ensino/aprendizagem centrado no estudante e numa perspectiva de melhoria contínua e de crescer com qualidade e relevância, o Conselho para a Qualidade e Avaliação, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, entendeu pertinente conhecer a opinião dos estudantes dos Cursos de Licenciatura e Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem sobre o perfil do 'Bom Professor'. Neste contexto, desenvolveu um estudo, de natureza qualitativa, tendo como objectivo identificar a opinião dos estudantes acerca das características de um 'Bom Professor'. Foi utilizado um questionário auto-preenchido com uma questão aberta "o que considera ser um Bom Professor" e a identificação do curso. A amostra é constituída por 174 e 52 estudantes dos Cursos de Licenciatura e Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem.
As respostas foram objecto de análise de conteúdo, recorrendo-se à identificação de unidades de análise e ideias chave nos discursos. Como estratégia para sistematizar a análise dos testemunhos baseamo-nos em Candau (1983) citada por Rangel (2001), Feitoza, Cornelsen e Valente (2007), e Cunha (2008).
Das características consideradas pelos estudantes sobressaem as competências pedagógicas e científicas, sendo um "Bom Professor" o que tem actualidade científica conjugada com habilidade pedagógica e responsabilidade profissional, num compromisso com os estudantes para o sucesso do processo de aprendizagem. Vislumbram-se ainda elementos conceptuais tradicionais - o "bom professor" é aquele que detém o saber de forma indiscutível, começando a emergir outros mais contemporâneos - um professor construtor do conhecimento, em interacção permanente com a realidade construída que lhe serve de referência.
Os estudantes apontaram indicadores consensuais a respeito do que esperam da prática docente, contudo, há que reconhecer a complexidade de traduzir o "Bom Professor" num conceito acabado.