Autor(es):
Pinto, R.
; Lima, V.
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.16/760
Origem: Repositório Científico do Centro Hospitalar do Porto
Descrição
SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: CARACTERIZAÇÃO E EXPERIÊNCIA DE PERCURSO DE ACESSO
Raquel Queirós Pinto1, Vânia Sousa Lima2.
1Curso de Mestrado Integrado em Psicologia , FEP/UCP.
1, 2 Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa (FEP/UCP), Porto.
Introdução
A saúde mental infanto-juvenil é uma temática cuja preocupação está cada vez mais presente na actualidade, constituindo-se o acesso aos serviços prestadores de cuidados um tópico de importância globalmente reconhecido. O sistema familiar parece assumir uma importância primária no acesso das crianças e adolescentes aos cuidados adequados de saúde mental.
Objectivos
Explorar as representações que os encarregados de educação possuem acerca do percurso de acesso aos serviços especializados de saúde mental.
Material e Métodos
O estudo citado envolveu 14 pais de crianças e adolescentes com problemas de saúde mental. A recolha de dados junto dos participantes realizou-se através de entrevista semi-estruturada e o tratamento de dados através da Grounded Theory, dado serem métodos privilegiados no acesso à perspectiva dos participantes relativamente ao objecto de estudo.
Resultados e Conclusões
Os resultados evidenciam que o acesso aos serviços especializados de saúde mental constitui-se, sob a perspectiva dos encarregados de educação, como um processo sistémico, susceptível de ser influenciado por factores de ordem vária, designadamente factores internos ao sistema familiar, como a falta de informação na área da saúde mental ou a falta de recursos económicos, e factores externos, vindos do sistema escolar e médico.
Apresentador:
Raquel Filipa Queirós Pinto, Aluna do Curso de Mestrado Integrado em Psicologia, Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, FEP/UCP.