Author(s):
Santos, A.
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.16/705
Origin: Repositório Científico do Centro Hospitalar do Porto
Subject(s): NIDCAP; UCIN; prematuro; recém-nascido; cuidados de enfermagem; neurodesenvolvimento; NICU; premature; newborn; nursing care; neurodevelopment
Description
RESUMO
Introdução: Os partos pré-termo constituem um desafio cada vez maior. A incidência tem aumentado nos países ocidentais,
com o acréscimo dos tratamentos de fertilidade e o aumento da idade das grávidas. Pesquisas recentes sugerem que, à medida que se processa a maturação dos recém-nascidos (RN)
prematuros, frequentemente estes não adquirem competências adequadas na função cognitiva, no processamento mental e na regulação comportamental, assim como na adaptação social e emocional. É reconhecida a responsabilidade dos profissionais das Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN), que asseguram a sobrevivência destas crianças, em lhes proporcionar
uma qualidade de vida apropriada.
Objectivos: Dar a conhecer o Programa de Cuidados Centrados no Desenvolvimento (©NIDCAP); enumerar os princípios básicos da fundamentação teórica deste programa; identificar
vantagens da implementação deste programa nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN).
Desenvolvimento: O Programa Individualizado de Avaliação e Cuidados Centrados no Desenvolvimento do RN (©NIDCAP) foi criado numa tentativa de reduzir o impacto negativo do ambiente da UCIN no bebé prematuro fora do útero materno. A
observação detalhada do comportamento do RN parece ser o melhor guia para os profissionais promoverem de forma continuada cuidados individualizados de suporte adaptados ao seu
desenvolvimento. A integração da abordagem do NIDCAP nas UCIN reduz as complicações iatrogénicas relacionadas com o
seu ambiente, uma vez que aumenta as competências do RN, a confiança dos pais e a satisfação dos profissionais de saúde.
O modelo de cuidados NIDCAP envolve treino e educação formais e requer um compromisso multidisciplinar para definição da equipa, introduzindo modificações quer no hospital e quer na comunidade. Cada registo clínico, baseado na observação detalhada do RN, interpreta o significado do seu comportamento no
contexto da situação clínica e da etapa de desenvolvimento, dos desejos, preocupações e dúvidas da família, assim como das
capacidades de interacção social dos profissionais da saúde da UCIN e do ambiente físico da mesma. ABSTRACT
Introduction: Preterm births are an evolving global challenge.
Its incidence has increased in Western countries with
the escalating of fertility treatments and the increasing age of
pregnant women. Recent research suggests that as preterm
newborns (NB) mature they often do not acquire adequate
skills in cognitive functions, mental processing, and behavioural
regulation as well as in social and emotional adaptation.
Promoting an appropriate quality of life of these children is
recognized as a responsibility of the professionals of Neonatal
Intensive Care Units (NICU) that ensure their survival.
Objectives: To acquaint the Newborn Individualized Developmental
Care and Assessment Program (NIDCAP ®); to list the
basic principles of the theoretical foundation of this program; and
to identify advantages of implementing this program in the NICU.
Development: The Newborn Individualized Development Care
and Assessment Program (NIDCAP ®) was created aiming to
reduce the negative impact of NICU environment in the premature
babies outside mother’s womb. Detailed observations of the
newborns’ behaviour can be the best guide for professionals to
arrange continuous individualized care adapted to support their
development. Integration of NIDCAP approach in NICU reduces
iatrogenic complications related to intensive care environment,
since it increases the skills of the newborn, the parents’ trust and
satisfaction of health professionals. The model of care NIDCAP
involves training and formal education, and requires a commitment
to a multidisciplinary team setting, ensuing changes in the
hospital and the community. Each clinical report based on detailed
infant’s observation interprets the meaning of the observed
behaviour within the current clinical setting and stage of development,
family’s desires, concerns and worries, as well NICU staff
care and social interaction skills.
Conclusion: A great transformation is gradually gaining
strength in the care given in the NICU and in early intervention
programs, consisting of switching procedure -based protocols for
care based on individual adapted interactions and collaboration
with the NB and the family. The NICU begin to define themselves
not only as places taking care of the physical aspects, but also
supporting the emotional well-being, thus generating benefits to
the babies and their families.