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Sobre o Ensino da Bioética: Um Desafio Transdisciplinar

Autor(es): Lima, A. cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.16/699

Origem: Repositório Científico do Centro Hospitalar do Porto

Assunto(s): Bioética; educação; ensino; antropologia


Descrição
Perante a nova realidade de modelação da vida pelas biotecnologias, cientistas, humanistas e pedagogos, na sua irreprimível inquietude e capacidade de questionamento, têm procurado encontrar respostas para os problemas em aberto, neste imparável movimento e incontestável sucesso da Bioética. Por ser uma área do conhecimento, que engloba várias disciplinas e devido ao seu grande desenvolvimento num curto espaço de tempo, colocam -se, hoje, novos desafi os. O ensino da Bioética confi gura -se como nova experiência sem modelo didáctico defi nitivo. E a forma tradicional de ensino radicada na concepção disciplinar já não é efi caz para a completa compreensão da Bioética. A natureza transdisciplinar da sua refl exão e a incidência da sua prática, na singularidade do humano, atribuem -lhe um estatuto epistemológico ainda por defi nir claramente. Por isso, a Bioética lida com saberes na encruzilhada de várias disciplinas e daí alguns autores sugerirem uma concepção interdisciplinar ou transdisciplinar para o seu ensino. Veremos, também, que a concepção fi losófi ca, de inspiração personalista, desenvolvida nos países europeus, por comparação com os modelos de refl exão anglo -americanos, fortalece a sua dimensão transdisciplinar e reconhece, na antropologia, o suporte fundamentador para o seu ensino. Assim, considerando a proximidade e a permeabilidade das culturas e dos valores morais das sociedades portuguesa e da Europa continental, a concepção europeia da Bioética parece ser a mais apropriada para o ensino entre nós.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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