Author(s):
Amaral-Bastos, M.
; Sousa, C.
; Fonseca, L.
; Oliveira, A.
; Costa, N.
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.16/1581
Origin: Repositório Científico do Centro Hospitalar do Porto
Description
Introdução: Estudar e promover um equilíbrio saudável do desenvolvimento da sexualidade humana constitui um desafio para os profissionais que contactam com adolescentes.
Objetivos: Este estudo pretende: identificar a investigação produzida em contexto académico em Portugal sobre sexualidade na adolescência; conhecer as conclusões
principais da investigação identificada; caraterizar os estudos relativamente às
variáveis: universidade, ano de realização, área profissional, tipo de estudo, participantes, temáticas.
Material e Métodos: Pesquisa no RCAAP em janeiro de 2014 utilizando como descritores em título sexualidade e adolescência e adolescente. Encontrados 13 estudos, estando 3 repetidos. Após aplicação dos critérios de inclusão/exclusão definidos, foram excluídos 2 porque os participantes viviam noutros países, 1 porque os participantes eram enfermeiros e outro porque era um projeto de investigação.
Resultados: Incluídos estudos de doutoramento (2) e mestrado (4) efetuados no
ICBAS (2), Faculdade de Medicina de Lisboa (2), Universidade de Aveiro (1) e Instituto
Politécnico de Bragança (1), o primeiro concluído em 2009 e o ultimo em 2012. Os
autores são psicólogos (2), enfermeiros (3) e professor (1). Cinco estudos são quantitativos e 1 misto, desenvolvidos em meio escolar. Os participantes, ditos
adolescentes, apresentam idades entre os 12 e os 20 anos. Da análise temática emergiram 2 categorias: projetos de intervenção e perspetivas e comportamentos.
Conclusões: Identificamos poucos estudos, provavelmente devido aos descritores
utilizados. Um trabalho mais abrangente e sistemático deveria incluir descritores
direcionados a diversas áreas da sexualidade. Foram construídos e validados 5
instrumentos de medida que poderão ser utilizados noutros estudos. As diferentes
idades dos participantes e métodos utilizados implicam cuidado acrescido em
possíveis comparações de resultados.