Author(s):
Teixeira, E.
; Figueiredo, M.
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.16/1538
Origin: Repositório Científico do Centro Hospitalar do Porto
Subject(s): criança; cirurgia; cuidados perioperatórios
Description
A experiência da criança submetida a cirurgia programada é sempre uma vivência individual, não descorando o binómio criança/família. A ansiedade, o medo, o choro, e outras reacções são conhecidas da nossa prática como manifestações à separação familiar e ao ambiente hospitalar.
Numa tentativa de compreender a experiência da criança, em idade escolar, no perioperatório de cirurgia programada, levamos a cabo um estudo qualitativo de intervenção.
A amostra incluiu 30 crianças admitidas no Serviço de Cirurgia da Instituição. O primeiro grupo (A), seguiu os procedimentos habituais da instituição. O segundo grupo (B), foi submetido a uma intervenção de enfermagem no pré-operatório, realizada na véspera do acto cirúrgico.
Após análise das entrevistas, constatou-se a existência de oito categorias: experiência hospitalar, experiência cirúrgica, experiência de aprendizagem, experiência no bloco operatório, sensações, resultados da experiência, papel do enfermeiro e hospital pediátrico. Estas categorias foram alvo de análise de conteúdo para compreensão das mensagens das crianças.
As conclusões deste estudo, revelam-nos que as crianças submetidas a intervenção de enfermagem pré-operatória, quando comparadas com as crianças que seguiram o procedimento habitual da instituição, expressam maior entendimento, aceitação e reconhecimento dos procedimentos cirúrgicos; estabelecem, com maior facilidade, uma relação terapêutica com a equipa de enfermagem; relatam menos medo e encaram a experiência como fonte de aprendizagem, e a presença do familiar como o garante tranquilizador.