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Reflexões sobre o Ensino da Pediatria em Portugal

Autor(es): Neto, MT cv logo 1

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.17/1312

Origem: Repositório do Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE

Assunto(s): Ensino; Pediatria; Sub-Especialidades; Portugal; HDE UCI NEO


Descrição
O Ensino da Pediatria deve ser encarado como o ensino da medicina integral de um grupo etário, com especificidades muito bem definidas e áreas únicas na medicina. Devem ser tomadas em consideração as sub-especialidades que lhe são inerentes, à semalhança do que acontece na medicina dos adultos, sendo errado partir do pressuposto de que para a pediatria é necessário menos tempo de ensino. Embora saudável a competição e diversidade entre Faculdades de Medicina, seria desejável alguma uniformidade, um corpo comum de aprendizagem, nivelado por cima, pelo que é do máximo interesse a troca de experiências entre docentes e atenção à opinião dos discentes. No que respeita ao ensino pós-graduado é urgente uma reforma que actualize os currícula às exigências dos tempos modernos, permitindo que, no período oficial de formação, haja lugar para a sub especialização se o pediatra assim o entender e for entendida como útil.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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