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A Gestão do tempo, a oportunidade de prática e os comportamentos de indisciplin...

Author(s): Abreu, Sofia Alexandra Trindade cv logo 1

Date: 2000

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/9909

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto


Description
O presente estudo teve como objectivo descrever e comparar os resultados dos professores de Educação Física mais e menos experientes, relativamente à gestão do tempo útil de aula, à ocorrência e incidência dos comportamentos de indisciplina, ao sucesso e ao número de repetições dos exercícios propostos pelos referidos professores, em aulas de Ginástica Artística, nomeadamente no ensino do Rolamento a frente, à retaguarda e do Apoio Facial Invertido.Este estudo pretende ainda correlacionar o tempo de aula destinado à prática dos exercícios com a ocorrência dos comportamentos de indisciplina (Pára e Modifica), bem como correlacionar o tempo de prática com o número total de repetições dos referidos elementos acrobáticos. Para o efeito foram filmadas, em três Escolas Secundárias, da cidade do Porto, em Portugal, duas aulas por cada professor, com um intervalo de uma semana.A nossa amostra era constituída por quatro professoras, do sexo feminino, duas com um ano e outras duas com mais de dez anos de ensino. Como sistemas de observação foram utilizados o Sistema de Análise do Tempo de Aula (ATA) e o Sistema de Observação de Comportamentos de Indisciplina (SOCI). Relativamente à Oportunidade para a Prática realizámos um registo de frequências e uma análise do sucesso das repetições dos elementos acrobáticos anteriormente referidos. Posteriormente, foram utilizados, como procedimentos estatísticos, a média, o desvio padrão e as frequências absolutas e relativas, na análise univariada, e o Teste T--Student e o Coeficiente de Correlação de Pearson para proceder a uma análise bivariada. A realização do presente estudo permitiu destacar as seguintes conclusões:¸As professoras mais experientes apresentaram um maior Tempo Útil de Aula, maiores Tempos de Prática, de Instrução, de Organização e um menor tempo passado em Outras situações de aula, relativamente às professoras com menos anos de ensino.¸ Para ambos os grupos de professoras, os comportamentos de indisciplina ... Dissertação de Mestrado em Ciência do Desporto, área de especialização em Desporto para Crianças e Jovens, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
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