Autor(es):
Araújo, Pedro Miguel Martins de
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/7436
Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Assunto(s): CIÊNCIAS EMPRESARIAIS; Porto
Descrição
Ciências Empresariais Master Programme in Management Sciences Os sistemas ERP afiguram-se como uma realidade em crescente difusão pelo universo empresarial. Os trabalhos de investigação que surgiram nos últimos anos reforçam a visão destes sistemas como meios para se compreender, mas também interrogar, a natureza do controlo de gestão.
A presente dissertação pretende explorar o impacto dos sistemas ERP no controlo e na contabilidade de gestão. A implementação destes sistemas poderá gerar impactos ao nível da contabilidade de custos e proveitos, da previsão e orçamentação, da contabilidade de gestão estratégica, da medida do desempenho e da noção de visibilidade e centralização. Simultaneamente, os papéis e funções de controlo e contabilidade de gestão também poderão sofrer modificações. Tendo por base conclusões antagónicas de estudos anteriores procuramos, para além da identificação dos impactos, compreender quais os factores e circunstâncias que os determinam. Para atingir estes objectivos, realizamos um estudo de caso à Riopele-Têxteis, SA, por entendermos ser esta metodologia a ideal para a compreensão de fenómenos de mudança em contabilidade de gestão.
O caso Riopele comprovou que os sistemas ERP provocam a redução dos trabalhos de rotina, particularmente ao nível da contabilidade de custos e proveitos. Simultaneamente, embora não determinem alterações de fundo, estes sistemas poderão constituir-se como ferramentas de auxílio ao desenvolvimento de processos internos, como a orçamentação, ou a medida de desempenho. A noção de centralização não sofre alterações de fundo com o novo sistema e corresponde aos intuitos iniciais da implementação. A novidade do sistema na organização é particularmente relevante se pretendermos identificar impactos nos papéis e funções.
Por fim, o caso Riopele, demonstra que as características da organização, as opções dos seus responsáveis e as circunstâncias do processo de implementação influenciam a amplitude e natureza dos impactos. Tais factores e circunstâncias deverão ser alvo de atenção em futuras investigações na área.