Detalhes do Documento

A comunicação argumentativa na sala de aula de língua estrangeira

Autor(es): Mesquita Diana Alcoforado cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/72697

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Argumentação; Comunicação oral; Língua estrangeira - Ensino


Descrição
Ao longo do Ensino Secundário é exigido aos alunos que desenvolvam posições críticas em relação a diversas temáticas, principalmente no início – 10º ano. É altura de formar opiniões mas também de as fundamentar. Durante o meu estágio na Escola Secundária de Oliveira do Douro, deparei-me com uma problemática presente nas disciplinas de Inglês e Espanhol – a aparente falta de motivação para partilhar ideias e opiniões e de capacidade para as suportar através da argumentação. Esta constatação tornou-se o cerne do meu projeto de Investigação-ação. Neste sentido, o meu projeto debruçou-se sobre a necessidade de promover a capacidade argumentativa dos alunos na sala de aula de língua estrangeira através de atividades de debate. O recurso a estas atividades revelou ser um método muito útil para motivar o grupo e promover a interação e produção oral, a interação e produção escrita e paralelamente o pensamento crítico dos alunos.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia