Autor(es):
Branca, Gisela Manuela Carmelino Fortes
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/72525
Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Assunto(s): Educação; Cidadania; Literatura - Ensino; Língua portuguesa - Ensino; Língua latina - Ensino; Mitologia
Descrição
Num mundo em acelerada mudança e marcado pelo multiculturalismo, a educação para a cidadania e para os valores é, hodiernamente, uma preocupação central dos setores familiar e educativo. Numa época em que, crescentemente, se fala da perda de valores por parte dos jovens, urge refletir acerca do papel da escola, como poderoso auxiliar da instância familiar, na educação dos discentes. Mas qual a função da escola? Caber-lhe-á a tarefa de educar ou somente instruir? Dificilmente se poderá defender que estas duas vertentes são incompatíveis. Expressa em inúmeros documentos do Ministério da Educação para o ensino básico e secundário, assim como nos programas de português e latim, a educação para a cidadania, a par da instrução, assume-se como uma das finalidades da escola. Nesse sentido, uma importante questão a ter em consideração é o modo como conciliar a educação e a instrução. Partindo da premissa de que o ensino deverá, dentro dos possíveis, ser articulado com a realidade e as necessidades dos discentes, face à crescente desmotivação e desinteresse dos jovens pelas disciplinas de português e latim, consideramos oportuno recorrer à literatura e à mitologia para propiciar a reflexão em torno da cidadania e dos valores. É nesta proposta, baseada na questão central “Poderão a literatura e a mitologia contribuir para a educação para a cidadania?”, que se centrará o presente relatório. Pelas suas inúmeras potencialidades, concluímos que os textos literários e as narrativas míticas assumem um lugar central no ensino do português e do latim, contribuindo não só para instrução linguística e cultural, mas para formação cívica dos discentes.