Detalhes do Documento

Dificuldades dos falantes de línguas eslavas na aprendizagem da pronúncia do po...

Autor(es): Alves, Joel Alexandre Domingues cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/72331

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Língua portuguesa - Ensino; Língua portuguesa - Pronúncia; Português língua estrangeira - Ensino


Descrição
A nossa dissertação, tal como o título permite adivinhar, tem como principal objetivo analisar as dificuldades dos alunos falantes de línguas eslavas, nomeadamente a língua polaca e a língua russa, na aprendizagem da pronúncia do Português Língua Estrangeira, ao longo das nossas unidades lecionadas ao longo do estágio pedagógico que decorreu no período letivo de 2012/2013. A dissertação divide-se em duas partes, sendo que uma é teórica e a outra prática. Ao longo da parte teórica, procederemos a uma reflexão sobre a aprendizagem da pronúncia, essencialmente a nível de aspetos relacionados com a da norma-padrão, o sotaque estrangeiro e a compreensibilidade e inteligibilidade, o ensino da pronúncia na sala de aula e as respetivas estratégias a utilizar, com especial destaque para o modelo multicognitivo e multissensorial de Odisho (2007), assim como algumas considerações tecidas acerca da questão da correção da pronúncia. No que diz respeito à parte prática deste trabalho, centrar-nos-emos, primeiramente, nas aproximações entre os sistemas fonológicos do português europeu, do polaco e do russo, e, em seguida, encontraremos ainda algumas reflexões acerca da aplicação das atividades a duas turmas de Português Língua Estrangeira da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, encabeçada por algumas observações relevantes a ter presente na planificação de ações a realizar com os alunos.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia