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The intimate and the epic : two tendencies beyond realism in Arthur Miller’s dr...

Autor(es): Marques, Inês Evangelista cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/72326

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Literatura americana - Teatro - Estudos críticos; Realismo


Descrição
Cerca de 65 anos após a estreia na Broadway de Death of a Salesman, Arthur Miller continua a ser considerado um dos dramaturgos mais consistentes e marcantes do cânone dramático norte-americano. Ainda que as suas peças mais tardias tenham sido menos populares que os clássicos iniciais, a escrita dramática de Miller tem sido recebida com regular atenção crítica e a sua longa e preenchida vida continua a suscitar a curiosidade dos biógrafos. Contudo, os trabalhos académicos que se debruçam sobre a obra do autor estão demasiado ancorados numa perspetiva temática: as peças são estudadas como desconstruções do Sonho Americano, como críticas ao McCartismo ou a qualquer espécie de perseguição política, como reflexões acerca dos conceitos de culpa e negação coletivas em relação a eventos traumatizantes como a Grande Depressão e o Holocausto. Na tradição crítica anglo-americana, em particular, as peças de Miller são raramente estudadas como objetos dramáticos cuja natureza performativa implica um determinado conjunto de especificidades formais. Tampouco são analisadas como parte integrante dos processos dramáticos e teatrais de desconstrução dos cânones realistas que marcaram o século XX. Nesta dissertação pretendo, em primeiro lugar, enquadrar a produção dramática de Arthur Miller na tradição teatral americana. Seguidamente, e recorrendo sobretudo a noções teóricas de Peter Szondi e Jean-Pierre Sarrazac, tentarei identificar e analisar os dois principais dispositivos formais usados pelo dramaturgo para ultrapassar o Realismo doméstico (já quase fossilizado) que dominava os palcos da Broadway: a forma íntima e psicológica – Death of a Salesman e After the Fall – e a abordagem épica/narrativa – A View from the Bridge e The American Clock.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Inglês
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