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Planeamento rodoviário e inércia da procura de transporte em Portugal

Autor(es): Pereira, Hélder cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/72215

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Planeamento rodoviário - Portugal; Transporte - Portugal


Descrição
A evolução da rede de estradas portuguesas tem sido marcada por um processo de infraestruturação rodoviária que, apesar de se basear em pressupostos de planeamento de desenvolvimento regional, privilegia em termos de prioridades de construção, as áreas mais desenvolvidas do território português. Admite-se, nesta dissertação, que se ocorre um diferencial entre os princípios e objetivos da intervenção e a sua resultante (ou concretização), portanto existem inércias territoriais que colocam em causa a validade e utilidade do planeamento. Tentando encontrar evidências para esta hipótese, parte-se dos três planos rodoviários nacionais (1945, 1985 e 2000) e das dinâmicas demográficas registadas nos recenseamentos imediatamente a seguir, para se avaliar a confirmação da hipótese de que a infraestruturação rodoviária evoluiu mais em função da dimensão da procura (população residente) e menos a partir dos princípios definidos nos referidos planos. Conclui-se com a confirmação desta leitura, baseando os argumentos num exercício que propõe uma rede de estradas hierarquizada, apenas, a partir da dimensão demográfica dos municípios portugueses.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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