Document details

As potencialidades da revista National Geographic no Ensino da História e Geogr...

Author(s): Oliveira, Daniela Primo Ferreira de cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/72195

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Subject(s): Geografia - Ensino; História - Ensino


Description
Estudos realizados no âmbito da Educação indicam que a inserção de artigos de jornal e revistas didáticas no ensino contribui para o enriquecimento das práticas letivas, para a formação dos alunos enquanto cidadãos cientificamente literados e para a promo- ção de uma aprendizagem ao longo da vida. Nas orientações curriculares, para a disci- plina de História e de Geografia do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, também são efetuadas diversas referências aos jornais e revistas como um recurso a ser utilizado nas aulas, em diferentes temáticas. Contudo, o contacto próximo com a comunidade escolar onde se desenrolou a Prática de Ensino Supervisionada permitiu-nos compreender de uma forma mais clara a realidade vivida nas escolas portuguesas e que, apesar das instruções normativas serem constantemente deliberadas a favor de uma cidadania ativa com base no desenvolvimen- to das capacidades e habilidades por parte dos alunos, estes intentos ainda se encontram notoriamente pouco desenvolvidos. E é nesta linha de pensamento que se elaborou o presente Relatório de Estágio, com um projeto de investigação que teve como principal finalidade promover a consci- encialização histórica e geográfica através da utilização da revista temática como recur- so didático, identificar os assuntos científicos no âmbito da História e Geografia con- templados na revista temática National Geographic e, desta forma, articulá-los com os conteúdos temáticos de cada uma das disciplinas e trabalhá-los em contexto de sala de aula com os alunos. A implementação do estudo passou pela realização de exercícios nas duas áreas com vista à diversificação de fontes utilizadas nas salas de aula de Histó- ria e de Geografia. Os resultados sugerem que os alunos assumem a revista National Geographic como uma importante e motivadora fonte de informação nas suas aulas. [...]
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU