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A escrita criativa aplicada ao ensino da língua estrangeira e da língua materna

Autor(es): Silva, Cátia Sofia Oliveira da cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/72186

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Línguas - Ensino; Escrita criativa


Descrição
O objetivo deste trabalho é refletir sobre a aplicabilidade da prática da escrita criativa no ensino-aprendizagem da língua materna (Português) e da língua estrangeira (Espanhol). No primeiro capítulo pretende-se apresentar algumas considerações sobre o conceito de criatividade subjacente à noção de escrita criativa. É ainda abordado o papel que cabe ao professor na gestão desta metodologia de ensino-aprendizagem. Seguidamente tenta-se fazer um breve enquadramento histórico da prática pedagógica da escrita criativa e da forma como é perspetivada nos programas de Português e Espanhol do Ensino Básico e Secundário. Contudo, como a partir do próximo ano letivo entrarão em vigor as novas metas de aprendizagem, achámos pertinente analisar o papel da escrita neste novo documento, homologado pelo Ministério da Educação. No terceiro capítulo, expusemos a parte prática deste estudo. Analisámos, por esse motivo, as várias atividades e resultados obtidos, ao longo do estágio pedagógico nas disciplinas de Português e de Espanhol. Finalmente, tentámos fazer uma reflexão da possibilidade de implementação desta prática na lecionação. Aproveitámos ainda para apresentar os resultados obtidos nos inquéritos que realizamos aos alunos e docentes da Escola, no final estágio. Esperamos que este relatório possibilite o esclarecimento da rentabilidade que a escrita criativa pode ter na língua estrangeira e na língua materna. Também é nosso desejo que a criatividade dos alunos nas produções de escrita seja orientada para a aprendizagem das do ensino da língua materna e da língua estrangeira.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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