Autor(es):
Moreira, Tânia Daniela Monteiro
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/72183
Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Assunto(s): Cena musical; Música - Sociologia; Música pop-rock
Descrição
Esta investigação relaciona-se com a visibilidade das manifestações musicais vinculadas ao pop rock num contexto de modernidade globalizada. Assim, e mediante esta tendência, têm vindo a surgir perspetivas sociológicas filiadas numa corrente de pensamento pós-subculturalista (ce-nas). A nossa intenção foi explicar e compreender o surgimento de cenas musicais locais con-siderando um contexto particular de Portugal, o Tâmega. A escolha deste contexto regional é de toda a relevância, uma vez que esta região assume, no contexto nacional, um estatuto de periferização. A exemplo do que acontece em outros sectores artísticos, as maiores dinâmicas de produção, de intermediação e de fruição de pop rock têm uma distribuição central, litoral e urbana; ora, estas tendências levaram-nos a questionar a possibilidade de existência de cenas em contextos periféricos. Este intento foi reforçado pela existência de uma investigação atual e permanente a nível mundial acerca da premência e relevância das cenas musicais, mas sem grande expressão empírica em espaços periféricos. A nossa abordagem procurou delinear e caraterizar uma cena pop rock no Tâmega assente na triangulação, recorrendo a uma multiplicidade de técnicas tendo em vista o desvendamento desta cena. O tratamento de dados seguiu as lógicas qualitativa e quantitativa dos dados, sendo acompanhado pela social network analysis. Assim, foi possível desenhar, analisar e compreen-der uma cena pop rock de natureza local, virtual e afetiva delimitada por espaços, atores, insti-tuições e canais particulares, que não concorre com cenas centrais, mas tem força para a (re)afir-mação musical do Tâmega nos últimos anos, sobretudo quando estamos perante uma das regi-ões mais jovens da Europa.