Detalhes do Documento

A aquisição e o uso de vocabulário nas aulas de espanhol como língua estrangeir...

Autor(es): Santos, Carla Sofia Castro cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/71785

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Língua espanhola - Ensino; Vocabulário


Descrição
O presente trabalho de investigação insere-se no âmbito da realização do estágio pedagógico supervisionado do mestrado em Ensino do Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol no Ensino Básico e Ensino Secundário e tem como principal objetivo demonstrar a importância do vocabulário na aprendizagem de espanhol como língua estrangeira nos níveis iniciais, defendendo-se essencialmente uma abordagem focada na motivação e na variedade das estratégias implementadas, direcionada para a aquisição e o uso do vocabulário em contextos de comunicação oral e escrita, para que haja aprendizagem efetiva das bases da língua ao nível do vocabulário por alunos portugueses. De forma a concretizar este objetivo, na parte teórica deste estudo, esclarecemos algumas questões terminológicas, explicamos aspetos essenciais do processo de aquisição do vocabulário, abordamos as metodologias mais recentes para a aprendizagem do vocabulário e exploramos estratégias de aprendizagem na aquisição e uso do vocabulário e, na parte prática, depois de um reconhecimento do contexto de intervenção, privilegiamos o estudo e a análise/reflexão de várias estratégias e materiais pedagógicos utilizados dentro e fora da sala de aula como componente essencial para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências comunicativas, incidindo essencialmente na componente lexical da língua. Por fim, analisamos os resultados obtidos ao longo do processo e no inquérito aplicado aos discentes sobre a eficácia das várias estratégias aplicadas para a aquisição e utilização do vocabulário, chegando-se à conclusão de que o facto de as atividades terem sido lúdicas e diversificadas proporcionou o sucesso do processo de ensino/aprendizagem, favorecendo a aquisição e o uso do vocabulário; motivou os alunos; [...]
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia