Autor(es):
Loureiro, Diana Maria de Matos
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/71763
Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Assunto(s): Arte contemporânea - Portugal; Crítica da arte; Teoria da arte; Neorealismo
Descrição
A investigação que apresentamos teve como propósito analisar a página Arte do Jornal A tarde que se publicou entre 9 de junho e 20 de outubro de 1945. Esta década, de grande turbulência política e social, é também o momento de afirmação de uma nova geração de artistas que, para além de alterarem o panorama artístico do país, pretendem alterar também a perceção da arte pela sociedade. Abordando temas como as artes plásticas, a arquitetura, o cinema e a fotografia, a página refletia acerca do panorama artístico nacional e internacional, promovendo simultaneamente a defesa de uma arte socialmente comprometida e interveniente, seguindo a lógica da doutrina neorrealista. Júlio Pomar, ainda em início de carreira, é o seu coordenador e conta com a colaboração de artistas e poetas que frequentaram consigo a Escola António Arroios, como Marcelino Vespeira, Mário Cesariny de Vasconcelos, Fernando de Azevedo, Pedro Oom. Colaboram ainda nesta página Victor Palla, Alfredo Ângelo de Magalhães, Aníbal Alcino, Rui Pimentel (Arco), Júlio Gesta, José Leonel, Mário Henriques, Manuel Filipe e Fernando José Francisco. Nos seus artigos encontramos uma preocupação com a mudança de diversos paradigmas: nas artes plásticas, na arquitetura, no cinema e na educação para as artes. Partindo da análise dos artigos dos vários colaboradores da página Arte faz-se a contextualização das reflexões por eles apresentadas.