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A receção de ciência e tecnologia : estratégias para uma comunicação eficaz em ...

Author(s): Sousa, Diana Moreira de cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/71632

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Subject(s): Ciência - Divulgação; Tecnologia - Divulgação; Televisão


Description
A consciencialização da necessidade de promover a relação entre a Ciência e a Sociedade tem desencadeado uma preocupação emergente que deriva, essencialmente, da sua proeminência em áreas fundamentais como a política, a economia ou a educação. Investigações recentes, centradas nestas questões, demonstram a necessidade de reconsiderar os modelos que definem a sua compreensão pública. É nesse sentido que urge o entendimento não só dos moldes em que ocorre a produção e a transferência da informação científica, mas também da forma como é recebida pelo público. Face à escassez de estudos dedicados ao momento da receção no processo comunicativo, em particular no meio televisivo, optou-se por avaliar o impacto de determinados efeitos de eficácia comunicativa. Diferentes variações de programas audiovisuais de Ciência e Tecnologia foram produzidos e testados perante diferentes públicos. Desta forma, pretendeu-se investigar a influência dos Efeitos Comunicador, Imagem, Proximidade/Simplicidade, Contexto de Gravação, Dimensão Narrativa em diferentes dimensões da receção – Interesse, Atratividade, Clareza e Rigor, Credibilidade, Compreensão. O estudo discute a complexidade das dimensões que afetam a eficácia da receção não só nas estratégias usadas na produção dos conteúdos, mas também nas categorias de mediação que caracterizam o público enquanto recetor. Como conclusão são sugeridas um conjunto de boas práticas que podem contribuir para o favorecimento da comunicação de Ciência e Tecnologia na televisão.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
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