Autor(es):
Pereira, Ana Luísa Lopes
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/71590
Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Assunto(s): Educação; Jogo - Utilização em sala de aula; Jogo didático; História - Ensino; Geografia - Ensino
Descrição
Numa sociedade em que a tecnologia toma a dianteira no desenvolvimento à escala global, o ensino deve ser realizado de uma forma motivadora e que estimule o aluno, ou seja, a escola deve ser um espaço de inovação, de experimentação e de novos métodos. Os jogos aparecem como uma boa ferramenta de trabalho. Por se tratar de jogos didáticos, onde se aprende a jogar uns com os outros ao invés de uns contra os outros, onde diversas competências são desenvolvidas e onde os alunos aprendem a relacionar, a questionar e a construir, o jogo poderá ser uma alternativa que desperte no aluno a curiosidade e a vontade de aprender. Este relatório retrata “A utilização do Jogo didático como recurso de motivação e aprendizagem”. Surge na sequência de um trabalho que decorreu ao longo do ano letivo 2012/2013, no contexto da iniciação à prática profissional numa turma do 8º ano de escolaridade, no âmbito das disciplinas de História e Geografia. Utilizou-se uma metodologia qualitativa e quantitativa. A recolha de dados foi baseada nos seguintes instrumentos: inquérito inicial e final aos alunos; ao longo da aplicação do jogo foi registado com apoio de tabelas de registos de observação; fichas de trabalho; registo de opiniões/sugestões. Desta forma, os alunos trabalharam, maioritariamente, em pequenos grupos, num ambiente de sala de aula, promovendo atividades de exploração, resolvendo problemas, desenvolvendo competências geográficas e históricas e de socialização. O jogo permitiu estimular as competências comunicativas e de cooperação entre os alunos, não esquecendo também a relação interpessoal criando no aluno uma vontade de aprender mais. O aluno colocou à prova o conhecimento, usando-o em situações lúdicas concretas.