Author(s):
Cruz, Regina Alves da
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/71583
Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Subject(s): História - Ensino; Recursos didáticos
Description
Neste trabalho ouve-se o que pensam os alunos acerca das aulas de História, assumidos como personagem principal. Assim, este relatório apresenta uma breve reflexão que incide no que pensam os alunos sobre a História, as aulas de História e, sobre os recur-sos didáticos que preferem utilizar na sala de aula. Perguntas simples como Gostam de História? Quais são os temas/assuntos de História que mais gostam? Em que medida a História é útil na vossa vida, na vossa maneira de estar? De que forma o passado vos faz refletir sobre o presente? Durante as aulas foram desenvolvidas várias atividades, quais foram as que mais vos agradaram? ser-vem de mote para a recolha de muitas informações de extrema relevância. Assim, numa amostra de alunos dos 9.º e 10.º anos da Escola Secundária Serafim Leite, recolheu-se os pontos de vista evidenciados sobre aspetos diretamente ligados à disci-plina de História. Sabe-se, a partir do que foi recolhido, que os alunos não gostam da forma como a História é ensinada, dizem que é monótona, repetitiva e sem utilidade, preferindo a utilização de recursos didáticos modernos, atuais e diversificados. Se atribuem à disciplina de História uma conotação negativa, pois não encontram inte-resse, consideram pior quando o professor não capta a atenção e motivação dos discen-tes através de diferentes recursos. De todo o material recolhido, o fundamental a salien-tar é que, em primeiro lugar, para eles o professor tem um papel essencial na aprendiza-gem e motivação dos alunos para a construção de conhecimento histórico. Em segundo lugar, a utilização de recursos didáticos diversificados e inovadores constitui, para eles, um grande incentivo ao estudo da Disciplina.