Document details

"Já gostei… só que agora os professores começaram a estragar tudo!” : reflexões...

Author(s): Cruz, Regina Alves da cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/71583

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Subject(s): História - Ensino; Recursos didáticos


Description
Neste trabalho ouve-se o que pensam os alunos acerca das aulas de História, assumidos como personagem principal. Assim, este relatório apresenta uma breve reflexão que incide no que pensam os alunos sobre a História, as aulas de História e, sobre os recur-sos didáticos que preferem utilizar na sala de aula. Perguntas simples como Gostam de História? Quais são os temas/assuntos de História que mais gostam? Em que medida a História é útil na vossa vida, na vossa maneira de estar? De que forma o passado vos faz refletir sobre o presente? Durante as aulas foram desenvolvidas várias atividades, quais foram as que mais vos agradaram? ser-vem de mote para a recolha de muitas informações de extrema relevância. Assim, numa amostra de alunos dos 9.º e 10.º anos da Escola Secundária Serafim Leite, recolheu-se os pontos de vista evidenciados sobre aspetos diretamente ligados à disci-plina de História. Sabe-se, a partir do que foi recolhido, que os alunos não gostam da forma como a História é ensinada, dizem que é monótona, repetitiva e sem utilidade, preferindo a utilização de recursos didáticos modernos, atuais e diversificados. Se atribuem à disciplina de História uma conotação negativa, pois não encontram inte-resse, consideram pior quando o professor não capta a atenção e motivação dos discen-tes através de diferentes recursos. De todo o material recolhido, o fundamental a salien-tar é que, em primeiro lugar, para eles o professor tem um papel essencial na aprendiza-gem e motivação dos alunos para a construção de conhecimento histórico. Em segundo lugar, a utilização de recursos didáticos diversificados e inovadores constitui, para eles, um grande incentivo ao estudo da Disciplina.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU