Document details

A literatura infantojuvenil na aula de história : um estudo com alunos do 3.º c...

Author(s): Rocha, Liliana Marlene Martins da cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/71576

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Subject(s): Literatura infantojuvenil; História - Ensino


Description
Atualmente é consensual que criança deve contactar desde muito cedo com o texto literário, pois este contribui largamente para a formação de seres pensantes, críticos, sensíveis, imaginativos e culturalmente mais desenvolvidos. A relação entre a Literatura e a História é muito antiga mas nem sempre foi bem aceite entre os historiadores. Entre avanços e recuos, a abertura da História no século XX permitiu-lhe alargar o seu campo de interdisciplinaridade e admitir que, embora a literatura seja um objeto criado a partir da fantasia e da imaginação do escritor que reflete os sonhos e o quotidiano de uma sociedade num determinado contexto histórico-social, ela também pode constituir um testemunho da época aí reconstituída e servir para criar situações de aprendizagem nas aulas de História. Assim, este estudo é uma reflexão sobre o diálogo interdisciplinar entre a Literatura Infantojuvenil e o Ensino da História, com o qual pretendemos analisar a forma como a obra literária infantojuvenil pode contribuir para a compreensão contextualizada (empatia histórica) de uma temática histórica. Para isso recorreu-se ao uso, em sala de aula, do livro O Mistério das Catacumbas Romanas de Mafalda Moutinho, à técnica de inquérito por questionário e à produção de narrativas pelos alunos.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU