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A literatura infantojuvenil na aula de história : um estudo com alunos do 3.º c...

Autor(es): Rocha, Liliana Marlene Martins da cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/71576

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Literatura infantojuvenil; História - Ensino


Descrição
Atualmente é consensual que criança deve contactar desde muito cedo com o texto literário, pois este contribui largamente para a formação de seres pensantes, críticos, sensíveis, imaginativos e culturalmente mais desenvolvidos. A relação entre a Literatura e a História é muito antiga mas nem sempre foi bem aceite entre os historiadores. Entre avanços e recuos, a abertura da História no século XX permitiu-lhe alargar o seu campo de interdisciplinaridade e admitir que, embora a literatura seja um objeto criado a partir da fantasia e da imaginação do escritor que reflete os sonhos e o quotidiano de uma sociedade num determinado contexto histórico-social, ela também pode constituir um testemunho da época aí reconstituída e servir para criar situações de aprendizagem nas aulas de História. Assim, este estudo é uma reflexão sobre o diálogo interdisciplinar entre a Literatura Infantojuvenil e o Ensino da História, com o qual pretendemos analisar a forma como a obra literária infantojuvenil pode contribuir para a compreensão contextualizada (empatia histórica) de uma temática histórica. Para isso recorreu-se ao uso, em sala de aula, do livro O Mistério das Catacumbas Romanas de Mafalda Moutinho, à técnica de inquérito por questionário e à produção de narrativas pelos alunos.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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