Detalhes do Documento

A aprendizagem cooperativa como forma de promover o aluno como agente social

Autor(es): Teixeira, Anabela Peres Felgueiras cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/71556

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Aprendizagem cooperativa; Educativa; Trabalho de grupo; Sala de aula


Descrição
O presente trabalho foi elaborado como parte integrante do Mestrado em Ensino do Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este é composto por duas partes, nomeadamente, os fundamentos teóricos e a prática pedagógica. A primeira parte centra-se na importância da Aprendizagem Cooperativa como forma de promover o aluno como agente social, em contexto de sala de aula. Este estudo analisa o contributo da Aprendizagem Cooperativa no desenvolvimento das competências cognitivas e sociais dos alunos. A segunda parte apresenta as experiências de ensino - - aprendizagem realizadas ao longo da Prática Pedagógica supervisionada, na Escola Secundária da Boa Nova, em Leça da Palmeira, com um grupo de alunos de nível A2. Esta parte assenta nos pressupostos teóricos explanados na primeira parte do trabalho. Palavras-chave: Educação> aprendizagem cooperativa> o aluno como agente social > sala de aula > trabalho em grupo
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia