Detalhes do Documento

A fotografia no ensino da História e da Geografia

Autor(es): Silva, Tiago Fernandes cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/71538

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): História - Ensino; Geografia - Ensino; Fotografia - Utilização em sala de aula


Descrição
Esta investigação resulta do trabalho desenvolvido na Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, no ano letivo de 2012/2013. A nossa preocupação passou pela utilização da fotografia nas disciplinas de Geografia e História. No enquadramento teórico, procurámos conhecer a história da fotografia; as propostas de trabalho desta fonte na Geografia e na História; e o uso dado no manual escolar adotado e nos programas curriculares. No enquadramento metodológico, aplicámos o nosso instrumento de avaliação, onde os alunos interpretando a mesma fotografia, em diferentes momentos de análise (separados pelo estudo, discussão e troca de ideias na sala de aula) buscavam a função descritiva (na Geografia) e a função narrativa (na História). Para a avaliação das respostas dos alunos, usamos uma gradação do conhecimento em três níveis – préiconográfico, iconográfico, e iconológico – tal como proposto por Erwin Panofsky.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia