Autor(es):
Gomes, Maria Inês Figueiredo
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/71529
Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Assunto(s): Filosofia - Ensino
Descrição
A presente investigação desenvolve-se no âmbito da iniciação à prática profissional docente, decorrente da formação de 2ºciclo do Mestrado de Ensino de Filosofia no Ensino Secundário na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tal formação superior possibilitou-nos uma análise crítica e profunda de um dos principais documentos orientadores da prática docente, a saber, o programa de filosofia para o ensino secundário, e, mais especificamente, da alteração curricular que originou a aposta numa nova abordagem de ensino, isto é, o ensino por competências. Assim, a nossa problemática constituiu-se em torno de questionar o lugar do desenvolvimento de competências específicas no ensino de filosofia no ensino secundário, bem como, compreender a sua relação com as finalidades e objetivos da disciplina. O mesmo é procurar compreender qual a especificidade do exercício filosófico que permita a constituição de competências filosóficas distintas de competências não-filosóficas. Tal questionamento levou-nos, necessariamente, à clarificação conceptual do conceito de competência, e, em contexto de escola, ao esclarecimento didático e pedagógico sobre a relação que se pode estabelecer entre competências e objetivos, entre competências e desempenho, e entre competências e saberes, bem como o que mudar nas práticas pedagógico-didáticas e na formação de professores, e por fim, na organização Escola. Procuramos, ao longo do processo de estágio em ensino de filosofia na Escola Secundário/3 Aurélia de Sousa, implementar uma proposta de prática docente com o propósito de, a partir da aplicação de determinadas metodologias pedagógico-didáticas, potencializar o desenvolvimento das competências especificamente filosóficas. [...]