Detalhes do Documento

Pedagogia do oral : alguns percursos para a formação de professores

Autor(es): Barbosa, Maria Luísa Cerqueira cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/71217

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Línguas - Ensino; Comunicação oral


Descrição
O presente estudo tem como primeiro objetivo identificar os pressupostos teóricos do ensino e aprendizagem da oralidade, na aula de Português. Da análise dos programas curriculares, retivemos as grandes linhas orientadoras que concetualizam o desenvolvimento das competências compreensão / expressão oral: o trabalho didático deve recair sobre os vários géneros discursivos orais, com particular incidência nos usos mais formais, observando as fases de planificação, execução e avaliação. Ensinar e promover a aprendizagem da oralidade levou-nos a refletir sobre a especificidade da língua oral formal e do que é saber falar bem em público. Fizemos um diagnóstico baseado nas gravações das produções orais e públicas dos nossos alunos. Efetuamos e estudamos o seu registo escrito, levantando os principais problemas detetados. Categorizadas as dificuldades dos alunos, gizamos um percurso didático- pedagógico suportado metodologicamente pelos diferentes contributos disciplinares.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia