Autor(es):
Pinheiro, António José Freire Pires
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/70691
Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Assunto(s): Transportes; Turismo
Descrição
As mudanças sociais, económicas e tecnológicas que são causas e efeitos da Revolução Industrial mudaram a relação entre lazer e transportes, estando na base do nascimento do turismo contemporâneo. Pela primeira vez, na História, reunem-se de forma otimizada um conjunto de fatores que permitiu o crescimento e ampliação do fenómeno turístico. Esta dissertação procura situar este fenómeno e analisar as alterações nos territórios que a interação entre transportes e turismo implica. O comboio, enquanto novo paradigma dos transportes do século XIX, assume um papel central neste estudo, pelo seu contributo fulcral para o desenvolvimento das primeiras estâncias termais e marítimas, bem como pela sua importância para potenciar o excursionismo. Após a contextualização do fenómeno, que assume um caráter pioneiro em lnglaterra, a análise centra-se na realidade portuguesa, que acompanha as tendências europeias com um relativo atraso. Para tal efetua-se uma investigação, com o foco na região norte de Portugal, na década de 80 do século XIX, procurando definir um panorama da rede de transportes existente e da mobilidade que ela facultava as deslocações com motivações turísticas. Acredita-se que este trabalho introduz um relevante grau de inovação ao analisar de forma intensiva uma fonte produzida na época - o jornal O Commercio do Porto - o que proporciona uma visão mais profunda e variada, conciliando os pontos de vista de autores, jornalistas e empresários sobre as relações entre mobilidade, lugares e práticas de turismo.