Author(s):
Lima, João
; Rocha, Ada
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/69468
Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Subject(s): Ciências da Saúde
Description
Introduction: The qualitative assessment of menus lets enables the knowledge about the conformity of meals with the
recommendations for healthy eating.
Objectives: To evaluate qualitatively the menus of four charities of the county of Águeda, identifying the major non-
-conformities, envisaging intervention solutions.
Methodology: After collection of menu plans, they were qualitatively analyzed using the criteria listed in the System of
Planning and Evaluation of School Meals.
Results: 50% of the menus were classified as unacceptable and 50% were acceptable. In general items 50% of the menus
were classified as unacceptable and 50% were acceptable. All soups were classified as unacceptable. 75% of the menus
were classified according to the quality of meat, fish and eggs offered as unacceptable, and 25% as acceptable. With regard
to suppliers accompaniments of carbohydrates, 50% of the menus were classified as acceptable and the others as very good
and the accompanying vegetables and legumes, 50% as acceptable and the other as unacceptable. Regarding dessert, 50%
of the menus were acceptable, 25% unacceptable and 25% very good.
Discussion: Faults found eventually compromise the main objectives of food education in schools, which should go through
the children create positive attitudes to food and diet, develop healthy eating habits and highlight the need for a healthy
and diversified promotion health.
Conclusions: This study shows the need for improving nonconformities, namely through the action of skilled health professionals
to incorporate the provision of meals Introdução: A avaliação qualitativa das ementas permite saber se as refeições cumprem as recomendações
para uma alimentação saudável.
Objectivos: Avaliar qualitativamente as ementas de quatro instituições de solidariedade social do
concelho de Águeda, identificando as principais não conformidades, perspectivando soluções de
intervenção.
Metodologia: Após recolha dos planos de ementas, foi feita a análise qualitativa segundo os critérios
estabelecidos no Sistema de Planeamento e Avaliação de Refeições Escolares.
Resultados: Globalmente, 50% das ementas foram classificadas como não aceitáveis e 50% como
aceitáveis. Em relação aos itens gerais de avaliação, estes classificam 50% das ementas como não
aceitáveis e 50% como aceitáveis. Todas as sopas foram classificadas como não aceitáveis. 75%
das ementas foram classificadas quanto à qualidade da carne, pescado e ovo oferecidos, como não
aceitáveis, e 25% como aceitáveis. Em relação aos acompanhamentos fornecedores de hidratos de
carbono, 50% das ementas foram classificadas como aceitáveis e as restantes como muito boas e
relativamente ao acompanhamento de hortícolas e leguminosas, 50% como não aceitáveis e as restantes
como aceitáveis. Relativamente à sobremesa, 50% das ementas encontravam-se aceitáveis,
25% não aceitáveis e 25% muito boas.
Discussão: As falhas encontradas comprometem os principais objectivos da educação alimentar em
meio escolar, que deveriam passar por criar nas crianças atitudes positivas face aos alimentos e à
alimentação, desenvolver hábitos alimentares saudáveis e evidenciar a necessidade de uma alimentação
saudável e diversificada na promoção da saúde.
Conclusões: Este trabalho permitiu identificar as principais não conformidades transversais às instituições
avaliadas, sendo de realçar a não conformidade ao nível das sopas e qualidade da carne,
pescado e ovo oferecidos, mostrando a necessidade de as melhorar, nomeadamente através da acção
de profissionais de saúde especializados que integrem o planeamento das ementas.