Detalhes do Documento

As atividades de motivação iniciais como motor da aprendizagem

Autor(es): Silva, Sónia Castorina Teixeira da cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/68661

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Línguas - Aprendizagem


Descrição
Se me perguntassem o que é estar motivado, eu diria que é estar contente por fazer alguma coisa. Porém, como encontramos esse contentamento? Porque há algo, nessa atividade que nos emociona, que nos chama a atenção, que nos faz querer ir atrás, procurar, descobrir, divulgar e encontrar mais motivos para seguir em frente, em busca de mais. O surfista está motivado para acordar às 6h da manhã para conseguir aquela onda que o faz feliz, o padre está motivado para ministrar cinco missas por dia porque aí encontra a sua paz, o alpinista está motivado para gelar no pico da montanha porque isso o faz sentir-se realizado, o corretor da bolsa de valores está motivado a ler cinco jornais económicos porque isso lhe trará um bom negócio. Felicidade, paz interior, realização pessoal, obtenção de algo, são vários os tipos de motivação. E os professores? O que os motiva a ensinar? E os alunos? O que os motiva a aprender? As respostas a estas questões seriam variadíssimas e quase infindáveis, mudando consoante a personalidade, a idade, os objetivos ou o contexto (social, económico, político), no entanto, com uma base comum, a de se mover em direção a algo que satisfaça as necessidades pessoais e que traga satisfação pelo esforço realizado. O que me motiva a ensinar línguas eu sei, é querer ajudar o outro a saber um pouco mais, a tornar-se um cidadão do mundo, responsável, autónomo, crítico, plurilingue, motivado, de maneira a que aprender línguas seja encarado como uma tarefa a longo prazo, no sentido em que seja algo para toda a vida e não apenas mais uma disciplina do currículo escolar. O que motiva os alunos a aprender línguas, foi o que tentei descobrir ao longo deste ano, procurando assim usar a motivação (em especial a motivação no início da aula) como motor da aprendizagem.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia