Author(s):
Rafael, Ana Isabel Araújo Marques
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/67279
Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Description
Este estudo sobre Rafael Bluteau inscreve-se nos elos (silenciosos ou silenciados) que existem entre as disciplinas da História da Literatura e da Retórica, e entre a Retórica do silêncio e a Pedagogia da palavra. E pretende evidenciar, de forma sistemática, a importância da atenção crítica às entrelinhas. Sob uma perspetiva retórica e pedagógica, silêncio e palavra coexistem no discurso, entrelaçam-se nas elipses, nas metáforas, nas ironias, nas preterições, nas simulações e dissimulações, nas entrelinhas… Por isso a importância de repensar a nossa insensibilidade ao valor do silêncio, assim como a incompreensão do valor de Bluteau. A palavra mas também o silêncio lidos como argumentos retóricos e pedagógicos acentuam a atualidade de uma leitura da obra lexicográfica de Rafael Bluteau. Um autor dentro dos trâmites do tempo, indevidamente condenado ao esquecimento que os séculos posteriores pareceram reconhecer-lhe.