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Visibilidade em detrimento da interatividade : o Twitter nas recentes eleições ...

Author(s): Araújo, Viviane Afonso de cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/67075

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Subject(s): Comunicação política; Eleições presdienciais - Brasil; Eleições presdienciais - Portugal; Redes sociais; Twitter


Description
O objeto da presente dissertação de Mestrado consiste na análise comparativa da campanha online dos candidatos à presidência da república no Brasil//2010 e em Portugal/2011. Mais concretamente, a ferramenta online elegida como objeto principal de estudo foi o microblog Twitter. Pretende-se verificar se os candidatos tanto no Brasil, quanto em Portugal utilizaram as mídias sociais, especialmente o Twitter, como ferramenta de interatividade, aproximação e comunicação com o eleitor, ou apenas como mais uma plataforma para obter visibilidade O estudo centra-se no impacto da Internet na comunicação política de campanha, e utiliza os métodos de estudo de caso, análise de conteúdo e pesquisa de campo. Os candidatos elegidos como objeto de estudo foram os dois melhores colocados nas eleições ou nas pesquisas de intenção de voto pré eleição de cada país, quais sejam: Dilma Roussef e José Serra no Brasil, Cavaco Silva e Manuel Alegre em Portugal. Após a análise de conteúdo das mensagens postadas pelos candidatos concluiu-se que no que concerne aos candidatos brasileiros, apenas José Serra tentou explorar a interatividade da ferramenta. A candidata Dilma Rousseff, em contraste, utilizou o microblog como forma de ganhar visibilidade. No que se refere aos candidatos de Portugal, concederam importância sem precedentes à comunicação online, inclusive abrindo mão de ferramentas muito utilizadas em campanhas anteriores como os outdoors. No entanto, também não privilegiaram a interatividade e comunicação com o eleitor. Eles terminaram por utilizar o microblog como forma de divulgar a agenda, as propostas e aumentar a sua visibilidade. Concluiu-se que tanto no Brasil, quanto em Portugal a utilização da Internet pelos candidatos foi muito tímida no que se refere às possibilidades de conversação e interatividade candidato/eleitor, preferiu-se privilegiar a visibilidade.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
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