Autor(es):
Dias, Ana Isabel Sousa
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/66532
Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Assunto(s): Fotografia - Utilização em sala de aula; História - Ensino; Recursos didáticos
Descrição
No nosso relatório reportamos o trabalho realizado no âmbito do estágio pedagógico, na área disciplinar de História, realizado na Escola Secundária de Paredes, no ano letivo 2011/2012. O nosso pressuposto inicial era compreender o papel que a fotografia pode desempenhar enquanto recurso educativo, compreender a viabilidade das fontes fotográficas no processo de ensino-aprendizagem, na prática docente do ensino da História e na construção do conhecimento histórico escolar. O presente trabalho encontra-se organizado em duas partes: a primeira de enquadramento teórico e a segunda de apresentação do estudo empírico. Na primeira parte destacamos a invenção da fotografia no século XIX e as alterações que provocou na vida económica, social e cultural. Elencamos cronologicamente alguns dos factos mais importantes mas sem contudo pretender elaborar uma História da Fotografia e estabelecemos a relação da fotografia com o conhecimento histórico, o que implica, por um lado, compreender as suas relações com os historiadores e por, outro, que papel lhe é conferido no processo de ensino-aprendizagem, nos programas oficiais do Ministério da Educação e Ciência e no manual adotado de nono ano, na escola cooperante. Na segunda parte apresentamos o enquadramento metodológico e expomos os resultados do estudo empírico, de acordo com as duas fases em que o mesmo se realizou: primeiro, a utilização da fotografia enquanto recurso didático e/ou documento histórico nas nossas aulas de regência no nono e décimo segundo ano e segundo a realização de um trabalho individual de pesquisa por parte dos alunos das referidas turmas. Deste modo, verificamos que a fotografia tem múltiplas potencialidades ao permitir aos alunos a análise de fontes, iniciá-los no método de trabalho do historiador, colocá-los perante um tempo e um espaço que não é o deles e ainda desenvolver a literacia visual. (...)