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Estratégias de motivação no ensino e aprendizagem das línguas estrangeiras

Autor(es): Guimarães, Sara Maria de Sousa cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/66527

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Motivação; Língua estrangeira - Aprendizagem; Língua estrangeira - Ensino


Descrição
O ensino de uma língua engloba muitos aspetos. De entre o desenvolvimento das diversas competências que a aprendizagem de uma língua estrangeira requer, a chamada competência idiomática tem sido a mais preterida privando os alunos do contato com uma faceta da língua de grande valor cultural. Urge portanto trazer para a sala de aula atividades que ponham de relevo o ensino e a aprendizagem das expressões idiomáticas com toda a riqueza expressiva que lhes é inerente, desenvolvendo assim também a competência idiomática do aluno entendida como o conhecimento do conjunto de idiomatismos de uma língua. Para tal, cabe ao professor implementar as estratégias de motivação adequadas para que os alunos não só aprendam as expressões mas que sobretudo se entusiasmem em usá-las nas suas produções orais e escritas. Parte dessa motivação passa antes de mais pelo reconhecimento de que as EIs constituem uma parte realmente importante da língua sem a qual apenas se teria uma visão parcial e limitada da riqueza lexical e cultural da mesma, sendo certo que se o próprio professor não estiver convencido disto não conseguirá entusiasmar os seus alunos. Cabe neste relatório a exposição das estratégias experimentadas e algumas conclusões que foram dadas observar tendo como enquadramento os conteúdos programáticos dos níveis letivos em questão e seguindo as diretrizes por que se rege o ensino atual, nomeadamente do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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